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Instagram IGTV: O que você precisa saber para começar a usar agora essa ferramenta de vídeos

29/06/2018

 

1) O que é o IGTV

O IGTV é mais um canal de conteúdo dentro do Instagram. Com ele, você pode publicar vídeos de até 60 minutos, porém, em formatos verticais. Na parte superior do app, você verá o símbolo do IGTV (tipo uma televisão) onde entrará no feed de vídeos verticais e mais longos. Então, quando nos referimos ao Instagram, agora temos 3 possibilidades: feed, stories e IGTV. Cada um com suas particularidades.


O Instagram também disponibilizou um app próprio para o IGTV e você já pode baixá-lo na Apple Store ou no Google Play.

2) Por que o Instagram lançou esse app?

O IGTV é uma forma disruptiva de consumo de conteúdo, mais adaptada ao mobile. Já temos o YouTube que é líder desse segmento, também no mobile. Mas, um dado interessante é que até 2021, 78% de todo o tráfego mobile na internet será com vídeos. Logo, abrir mais um canal de consumo desse formato, com vídeos mais longos do que os tradicionais 60 segundos, é um grande passo do Instagram para ter mais audiência, mais produtores de conteúdo e, para nós o principal: mais um canal para exibir publicidade.

3) Como você pode usar o IGTV?

Se você quiser apenas consumir o conteúdo do IGTV, a forma mais fácil é pelo próprio app do Instagram, como mostramos na imagem do primeiro tópico. Mas, se você quiser ter um canal no IGTV e se aprofundar mais nas funcionalidades, você pode usar o app disponível para iOS e Android.

 

A ideia do canal é a mesma do YouTube: criar quadros, divulgar conteúdos, videoclipes. Porém, o que muda é o formato. No IGTV, você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.


Qualquer pessoa cadastrada no Instagram pode ter um canal do IGTV. E, assim que alguém que você segue no Instagram postar um vídeo, você vai receber a notificação no próprio aplicativo. Além disso, no IGTV você também receberá recomendações de vídeos, baseados em seus interesses. E claro, compartilhar os vídeos por meio de direct com seus seguidores.

 

Um fato importante é que os vídeos de 60 minutos só estão liberados para grandes canais. Os usuários comuns podem postar vídeos de 15 a 10 minutos até o momento.

4) Um novo terreno

Quando recursos assim saem, é sempre bom estar por dentro para entender como se posicionar neles. Hoje, se destacar no YouTube é muito mais difícil se comparado quando ele surgiu. Temos casos também em outras redes como Snapchat onde pessoas são consideradas influenciadoras porque “surfaram a onda no começo”.

 

Segundo o CEO do Instagram, Kevin Systrom, “Agora estamos focando em engajamento…Mas, obviamente é um lugar muito interessante para estar. Haverá muitos criadores (de conteúdo) ganhando dinheiro“.

 

Se seu intuito é ser um criador de conteúdo e viver disso, quanto antes você entender o jogo do IGTV, mais chances de você se destacar. Agora, se você quer entender como o IGTV pode ajudar seu negócio, aí é importante respirar fundo.

5) Por onde começar no IGTV?

Acreditamos que a primeira coisa a fazer é entrar no IGTV e estudar. Ver o que os primeiros canais estão fazendo, artistas, grandes empresas. Depois, pensar como você pode explorar os recursos do IGTV para o seu negócio.

 

Se você já usa o YouTube, a lógica é muito parecida: procurar ter retenção dos seus vídeos para ser sugerido quando os usuários entra

rem no IGTV.

 

Mas, o mais importante é ter uma estratégia e ir entendendo o canal. Mesmo que você ainda não esteja pronto para postar, crie seu canal. Assim, você reserva seu espaço e pode ir trabalhando no planejamento.

 

 

Fonte: Camila Porto

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